Para se tornar enfermeiro a graduação dura alguns anos. Ao longo deste período o aluno aprende gradativamente a realizar procedimentos inerentes à profissão como atendimento de pacientes em primeiros socorros, fazer curativos, administração de medicamentos, coleta de amostras para exames, além de auxiliar os médicos em diversos procedimentos. A grade curricular do curso foi designada com as disciplinas que contemplam as áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas. Além da teoria, o curso de Enfermagem exige que os estudantes realizem atividades práticas em laboratórios e complementem a carga horária universitária com estágio supervisionado na área.

Confira algumas das principais disciplinas presentes na graduação:

– Anatomia;

– Anatomia dos Sistemas;

– Atenção à Saúde da Pessoa e Família em Situação de Risco;

– Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem;

– Bases Diagnósticas;

– Biologia, Histologia e Embriologia;

– Bioquímica;

– Epidemiologia;

– Farmacologia Aplicada à Enfermagem;

– Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, além de outras disciplinas.

Enfermagem é o curso superior voltado para a formação de profissionais da área da saúde que tem como papel “cuidar dos pacientes”. Quem investiu no curso de Enfermagem vai se qualificar para prestar todo tipo de assistência ao enfermo, sendo muitas vezes, encarregado também por realizar os primeiros cuidados com pessoas acidentadas ou em algum tipo de crise.