O curso tem como objetivo apresentar o que de mais atual existe na jurisprudência e doutrinas pátria e comparada e habilitar o profissional do direito para o uso do instrumental teórico jurídico-penal na resolução de casos penais. Nesse propósito, o curso dá especial ênfase às doutrinas modernas sobre a pena, efetividade da tutela penal, aparelho repressivo do estado, sociedade do risco, sistemas processuais penais, teoria geral dualista do processo e abordam as principais questões oriundas do “garantismo” penal e o direito penal mínimo, todos com vistas a produzir uma cultura penal minimizada de poder e maximizada de saber jurídico, características fortes de uma democracia constitucional.

O curso se destina aos graduados em Direito, profissionais da área jurídica (advogados, magistrados, membros do ministério público, procuradores, defensores públicos), de Segurança Pública, incluindo policiais, bombeiros, agentes de Trânsito, com formação de nível superior, profissionais da área da tecnologia da informação (gestores e consultores em tecnologia da informação, analistas de segurança da informação, analistas de sistemas, desenvolvedores de sites e marketing digital, designers gráficos e web designers, técnicos em rede), professores, educadores e demais interessados, desde que portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo MEC, independentemente da área de conhecimento, que atuem ou tenham como perspectiva atuar ou aprofundar estudos na área do Direito Eletrônico e áreas afins que lidam com assuntos relacionados ao Direito Digital e à Gestão da Inovação,   com interesse na temática.

Capacitar os profissionais do Direito para atuarem nos ramos do Direito Penal e Direito Processual Penal, por meio da discussão de temas essenciais à área, bem como, compreender os complexos fatores que se relacionam com a criminalidade, é necessário analisá-la a partir de diversos enfoques, percebendo as incidências ideológicas, políticas, sociais, econômicas que podem ser contributivas ou levar a atravancar processos legítimos de contenção da violência. O curso formará profissionais com conhecimento aprofundado em Ciências Penais, para que possam contribuir para a formulação de um novo e melhor modelo de justiça penal.

Aos graduados em Ensino Superior, no término do Curso os inscritos aprovados receberão Certificado de Conclusão e Histórico Escolar emitido pelo INSTITUTO SUPERIOR DA CONAMAD, em Especialização em DIREITO PENAL E PROCESSUAL