BIOMEDICINA

O que se estuda em Biomedicina?

A Biomedicina estuda as doenças humanas, os microrganismos que causam essas enfermidades, as formas de prevenção e o tratamento adequado. É uma área do conhecimento que mescla conceitos de Medicina, Biologia e Química.

É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa na área de saúde, seja humana, animal ou das plantas. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e pesquisa medicamentos e vacinas a fim de prevenir doenças e epidemias. Também investiga formas de tratamento.

Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas para diagnosticar enfermidades e identificar contaminações em alimentos. Trabalha ainda com análises hematológicas (do sangue) e molecularesprodução de bioderivados(produtos obtidos a partir de matérias-primas vegetais) e na pesquisa e no controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia, como os alimentos.

O currículo do curso de Biomedicina

A grade curricular do curso de Biomedicina é organizada de forma diferente em cada instituição de ensino. Vamos conhecer algumas das principais matérias do curso de Biomedicina e os assuntos que são tratados em cada uma delas:

  1. Anatomia Humana
  2. Biologia Celular e Molecular
  3. Biofísica
  4. Química
  5. Genética
  6. Bioquímica
  7. Bioestatística
  8. Epidemiologia
  9. Imunologia
  10. Patologia
  11. Farmacologia
  12. Bioinformática
  13. Hematologia

O curso de Biomedicina, Ciências Biológicas na modalidade Médica ou Ciências Biomédicas é a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e formas de tratamento. Ao final do curso, o aluno se qualifica para identificar, classificar e estudar os microorganismos causadores de enfermidades e procurar medicamentos e vacinas para combatê-los. No mercado de trabalho, o biomédico pode atuar em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde. Trabalham em conjunto com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.