·         Visa dar o aprofundamento na questão da formação de profissionais relacionada a uma prática pedagógica que contribua para uma educação inclusiva, promovendo uma reflexão crítica e participativa na escolarização dos alunos com necessidades especiais.

·         A Docência para Educação Especial e Inclusiva, tem como objetivo dar aos profissionais a capacitação para desenvolver e implementar projetos de educação inclusiva no espaço escolar e na comunidade tendo em vista os novos desafios que se fazem na atualidade acerca da educação inclusiva.

·         Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, eliminando barreiras para a plena participação do aluno. O intuito do curso de curso de Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva é oferecer oportunidade para eu os docentes se aperfeiçoem quanto ao ensino inclusivo, com base em contribuições teóricas, práticas e documentos oficiais sobre o tema.

O Programa de Especialização Docente com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, oferta alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as variadas necessidades educacionais de forma inclusiva.  A apropriação de conteúdos específicos ao tema e a condução didática para atuação na prática pedagógica, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação. Este curso atende aos seguintes critérios legais:

– Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

– Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;

– Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;

– Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;

– Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;

– Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;

– Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;

– Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.

Graduados em qualquer área, que queiram se especializar no campo de Educação Especial Inclusiva. Portadores de diploma de curso superior, interessados na problemática da Educação Inclusiva e Educação Especial, como também profissionais na área de educação e saúde, psicólogos, professores, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, envolvidos com o processo ensino-aprendizagem interessados no aprimoramento do conhecimento, organização e gestão de projetos, diagnóstico e intervenção pedagógica e desenvolvimento de pesquisas na área da Educação de portadores com necessidades especiais.

Aos graduados em Ensino Superior, no término do Curso os inscritos aprovados receberão Certificado de Conclusão e Histórico Escolar emitido pelo INSTITUTO SUPERIOR DA CONAMAD, em Especialização em Docência para Educação Especial e Inclusiva.