O QUE É

A área de saúde mental e psiquiatria vem se destacando como um interessante nicho de atuação aos profissionais de enfermagem. A falta de enfermeiros especializados neste segmento gera oportunidades de trabalho associadas a uma média salarial mais alta para quem se dedica à saúde mental. Há ainda outro fator a ser considerado para a expansão desse foco de empregabilidade: a Organização Mundial de Saúde aponta que em torno de 25% das pessoas sofrem ou sofrerão de transtornos mentais ao longo da vida.A área da psiquiatria é uma das áreas da saúde mais complexas, os profissionais que atuam na Saúde Mental lida com pessoas doentes emocionalmente e, que muitas das vezes, trazem doenças físicas junto com a doença mental. O profissional da enfermagem para atuar na área da psiquiatria e saúde mental precisa estar preparada e instrumentalizado para atender a grande demanda nesse  nicho do mercado.

O curso se destina aos graduados em Direito, profissionais da área jurídica (advogados, magistrados, membros do ministério público, procuradores, defensores públicos), de Segurança Pública, incluindo policiais, bombeiros, agentes de Trânsito, com formação de nível superior, profissionais da área da tecnologia da informação (gestores e consultores em tecnologia da informação, analistas de segurança da informação, analistas de sistemas, desenvolvedores de sites e marketing digital, designers gráficos e web designers, técnicos em rede), professores, educadores e demais interessados, desde que portadores de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo MEC, independentemente da área de conhecimento, que atuem ou tenham como perspectiva atuar ou aprofundar estudos na área do Direito Eletrônico e áreas afins que lidam com assuntos relacionados ao Direito Digital e à Gestão da Inovação,   com interesse na temática.

Principais áreas de atuação profissional (mercado de trabalho):
Os profissionais da enfermagem psiquiátricos e de saúde mental tem como função planejar, programar, avaliar e executar a assistência de enfermagem em pacientes individuais e grupos; criar e manter o ambiente terapêutico voltado para a realização de atividades; atuar junto aos pacientes, familiares e à equipe no atendimento de suas necessidades básicas para obtenção e saúde física e mental; proferir palestras, orientação, coordenação e elaboração de trabalhos na área de saúde mental para empresas, hospitais, clinicas, famílias e comunidade; organizar a manutenção do serviço de enfermagem; atendimento individual, grupal, grupal, eletivo e de urgência, seguir o protocolo para atendimento na área de enfermagem.

• O curso de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental tem como objetivos:

• Capacitar enfermeiros para atuação na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS);

• Preparar enfermeiros para atuarem na assistência à Saúde Mental, Reabilitação Psicossocial, Economia Solidária da Saúde Mental.

• Preparar o aluno para aplicar o relacionamento terapêutico em seu ambiente de trabalho para ajudar as pessoas em sofrimento psíquico em qualquer tipo de especialidade.

• Capacitar para atuar na coordenação de grupos operativos com portadores de transtornos mentais, familiares e profissionais de saúde.

• Preparar o para desenvolver o relacionamento terapêutico enfermeiro/paciente, contribuindo para intervir nos momentos de crise.

• Preparar o profissional para desenvolver o exame psíquico e assistir o portador de transtorno mental nos mais diversos diagnósticos psiquiátricos.

• Proporcionar a oportunidade de praticar os conhecimentos adquiridos com base em situações reais do cotidiano da vida pessoal e profissional, bem como, praticar o grupo operativo no ambiente de trabalho.

Aos graduados em Ensino Superior, no término do Curso os inscritos aprovados receberão Certificado de Conclusão e Histórico Escolar emitido pelo INSTITUTO SUPERIOR DA CONAMAD, em Especialização em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde