O psicopedagogo estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Ele identifica as dificuldades e os transtornos que interferem na assimilação do conteúdo, fazendo uso de conhecimentos da psicologia e da antropologia para analisar o comportamento do aluno. Promove intervenções em caso de fracasso ou de evasão escolar.

A Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar é a especialização que estuda a ampliação cognitiva e comportamental do profissional, desenvolvendo habilidades e competências no âmbito da educação e da saúde.

A profissão poderá ser exercida por graduados de qualquer área de conhecimento, seja cursos de tecnologia, bacharelado ou licenciatura.

Capacitar profissionais para compreender a complexidade dos fatores envolvidos  nos problemas de aprendizagem através de uma intervenção dinâmica, utilizando  recursos que facilitam a recuperação da capacidade de aprender de forma independente e prazerosa.