Psicólogos, Médicos, Professores, Engenheiros, Odontólogos, Advogados, Assistentes Sociais, Pedagogos, Teólogos, Enfermeiros, Psicanalistas, Filosofos, Pastores, Padres, Psicólogos, Contadores, e áreas afins. Este curso é dirigido a todos os interessados em adquirir conhecimentos mais profundos em Psicanálise. Aos que querem aprender a dinâmica de seus problemas emocionais e afetivos de acordo com as teorias psicanalíticas, e aos que desejam dedicar-se à Psicanálise como Terapeutas e Clinicar.

Atualmente, o piscanalista encontra oportunidades de trabalho em clínicas que oferecem tratamentos terapêuticos também nas áreas da psicologia e da psiquiatria.

Muitos optam pelo campo da pesquisa e passam a ministrar cursos, palestras e seminários em universidades e na internet sobre o assunto, sempre trabalhando o conteúdo teórico com a prática em seus postos de atendimento (já que boa parte dos profissionais da psicanálise trabalham de forma autônoma).

Outra novidade são as consultas realizadas no ambiente virtual, a chamada “psicanálise online”, que facilita bastante o contato da sociedade com esse tipo de tratamento que ainda é visto com certo preconceito quanto aos porquês e aplicações de suas técnicas em situações conflituosas que limitam os indivíduos ao medo, angústia, tristeza e ao sentimento de frustração.

Ao fim do curso, o aluno estará apto a:

·         Exercitar a escuta psicanalítica, considerando as especificidades do emprego deste referencial teórico no âmbito das instituições de saúde;

·         Refletir e exercitar a prática clínica em instituições, por meio de subsídios teóricos e práticos.

Objetivos específicos

·         Promover o conhecimento e a compreensão dos conceitos fundamentais da psicanálise;

·         Apreender a lógica da operação clínica nas diversas especificidades da práxis psicanalítica;

·         Identificar e diferenciar as diversas estruturas clínicas com base na psicopatologia psicanalítica clássica e contemporânea;

·         Identificar e diferenciar a especificidade da teoria e da técnica de Freud e Lacan.

Aos graduados em Ensino Superior, no término do Curso os inscritos aprovados receberão Certificado de Conclusão e Histórico Escolar emitido pelo INSTITUTO SUPERIOR DA CONAMAD, em Especialização em PSICANALISE.